Saiba mais sobre a doença que acometeu a filha do apresentador Tiago Leifert com a jornalista Daiana Garbin.
O Retinoblastoma, câncer ocular mais comum na infância, afeta cerca de 400 crianças ao ano.
Desde que o apresentador Tiago Leifert e sua esposa, a jornalista Daiana Garbin, compartilharam com o público a doença da filha, muito tem se falado sobre o assunto. A verdade sobre o Retinoblastoma é que, embora não seja muito divulgado, ele representa entre 2,5% e 4% dos cânceres em crianças, afetando cerca de 400 pacientes por ano.
Podendo ser ou não hereditária, a doença afeta um ou ambos os olhos, de acordo como o tumor se apresenta. Além disso, ainda que acometa geralmente crianças de 2 a 5 anos, o câncer pode surgir em bebês.
Quando diagnosticado precocemente, tem até 90% de chances de cura. Conheça os principais sintomas do Retinoblastoma:
- Pupila com reflexo branco, que pode ser observado em fotos, no lugar do “olho vermelho”;
- Sensibilidade a luz (fotofobia);
- Dificuldade para enxergar;
- Estrabismo;
- Proptose (protusão, olho “esbugalhado”).
O Teste do Olhinho, além de obrigatório, é essencial para o diagnóstico após o nascimento. Crianças maiores são submetidas a exames específicos indicados pelo médico oftalmologista. Vale reforçar que somente este especialista é autorizado a diagnosticar doenças oculares.
O tratamento se dá mediante quimioterapia, radioterapia, laserterapia, crioterapia e até cirurgia, de acordo com o caso e avaliação médica. Embora não seja possível evitar o surgimento da doença, o aconselhamento genético pode ajudar os pais a ficarem alertas, bem como a compreender a carga genética e risco para outros familiares.
O CORS conta com a Tecnologia Diopsys, que mediante um exame simples e rápido com estimulação visual, é capaz de captar o desempenho funcional da visão da criança. Esse processo permite o diagnóstico precoce e rápida indicação a tratamento.
O exame, chamado de Teste de PVE, salvou a vida de Nora, um bebê diagnosticado com Retinoblastoma aos 6 meses de idade. Assista ao vídeo e confira a história contada por Sara Turner, mãe da Nora.
Please select a YouTube embed to display.
Não perca tempo e agende já uma avaliação oftalmológica para o seu filho/a, através do nosso WhatsApp.