
Doenças contraídas durante a gestação, além da carência de vitaminas nesse período, podem causar a cegueira do bebê.
Você sabia que intercorrências durante a gestação podem afetar a visão do bebê? O Ministério da Saúde afirma que 40% dos casos de cegueira infantil poderiam ter sido evitados ou tratados.
Pensando na importância de alertar para os cuidados com a saúde ocular na infância, estamos lançando uma série de posts, abordando esse tema focando nas diferentes fases de vida, desde antes do nascimento. Sabemos que o pré-natal é fundamental para a saúde do bebê como um todo e com a visão não é diferente.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 40% dos casos de cegueira infantil poderiam ter sido evitados ou tratados. Alguns desses casos residem em doenças contraídas na gestação e que podem levar a problemas oculares na infância. Por isso, vamos começar falando sobre o acompanhamento nesse período.
Toxoplasmose, rubéola, herpes genital (HSV-2) e sífilis são doenças que, uma vez que afetem a mãe, podem ocasionar malformação dos olhos e, por consequência, cegueira. Nesse sentido, o pré-natal, além de ter a função de orientar a gestante sobre como se prevenir desses problemas, também permite identificar e tratar precocemente, em caso de infecção, visando minimizar os efeitos na criança.
Entenda um pouco mais sobre como cada uma dessas doenças afeta a visão da criança:
Sífilis
A doença pode causar alteração ocular grave como baixa visão, alterações da retina e até a cegueira do bebê.
Herpes genital (HSV-2)
Em caso de reincidência da doença, durante a gravidez, a criança pode ser contaminada e ter infecções oculares.
Toxoplasmose
A doença pode causar má-formação cerebral no bebê e cicatriz na retina, resultando em uma alteração visual importante.
Rubéola
Se a mãe for contaminada durante a gravidez, a criança vai contrair rubéola congênita, com a possibilidade de ter catarata e até cegueira.
Além de evitar essas infecções na gestação, a alimentação nesse período também deve ser observada, pois o baixo consumo de vitamina A pode causar doenças oculares na criança.